Sobre nós

Fundado pela bailarina e professora Sofia Rosado em 2017, o projeto Ciranda da Bailarina foi criado especificamente para o exercício da Dança. Oferece aulas de Ballet Infantil e Iniciação ao Ballet a crianças dos 4 aos 10 anos e aulas particulares de Técnica de Dança Clássica, a crianças dos 8 aos 12 anos.

A música que deu nome ao projeto 👉

Sobre as aulas

As aulas funcionam 2x por semana, no período da tarde e têm a duração de 45 minutos ou 1 hora, dependendo da faixa etária dos alunos.

As aulas são construídas a partir de um cruzamento entre os fundamentos do Ballet e da Dança Criativa com vista a uma progressão técnica e artística, ao longo dos anos. 

A concretização dos conteúdos é feita através da prática de exercícios e sequências de uma aula de Técnica de Dança Clássica de nível elementar e com o recurso a estímulos, a partir dos quais as crianças exploram, arriscam e expressam livremente quem são. 

O objetivo das aulas é contribuir para o desenvolvendo técnico, expressivo e criativo das crianças.


Turmas:

  • Ballet Infantil (4 - 6 anos)

Estas aulas têm como objetivo o desenvolvimento psicomotor das crianças.

A partir de associações, histórias, músicas, ritmos, experiências e brincadeiras, as crianças são convidadas a descobrir as potencialidades do corpo na sua relação com o espaço, com a música e com os outros.

Os fundamentos técnicos do Ballet, como a postura correta, a coordenação motora e a flexibilidade, vão sendo introduzidos de forma divertida e estimulante quase sem as crianças darem conta.

  • Iniciação ao Ballet I (6 - 7 anos)

Nestas aulas as crianças interiorizam a postura correta, consciencializam as posições dos pés e dos braços, aprendem os primeiros movimentos e dão os seus primeiros passos de Ballet com confiança.

Inicia-se um trabalho mais técnico, onde as crianças começam a interiorizar a qualidade dos movimentos, bem como a dinâmica e a musicalidade. Desenvolve-se a flexibilidade, a coordenação motora, a memória cinestésica, a concentração, a imaginação e a criatividade.

  • Iniciação ao Ballet II (8 - 10 anos)

Nestas aulas pretende-se que as crianças adquiram maior consciência do corpo e do movimento na sua relação com o espaço, com a música e nas relações entre si.

Aqui, com maior disciplina e rigor, o corpo começa a apropriar-se da Técnica (num grau elementar).

Nesta turma, as crianças não só memorizam sequências mais complexas e dançam pequenas coreografias de Ballet com qualidade e autonomia, como também são capazes de criar as suas próprias frases de movimento/coreografias. 

  • Aulas Particulares (8 - 12 anos)

Nestas aulas, o objetivo é introduzir as crianças no universo académico da Dança Clássica (Ballet), preparando-as tecnicamente para seguirem os seus estudos no Ensino Articulado, numa Escola de Ensino Artístico Especializado da Dança, no 2º ou 3º ciclo do Ensino Básico.


A professora

"Criei a Ciranda da Bailarina para poder divergir dos métodos mecanicistas, rígidos e impositivos utilizados no ensino do Ballet clássico, com os quais, com grande esforço, convivi na infância e na adolescência.

Formei-me em Dança, questionando-me se o ensino do Ballet teria de ser dessa forma e conclui que não.

Ao longo da minha formação pedagógica e experiência no ensino, constatei que é possível ensinar uma Técnica de Dança com método e afeto simultaneamente, respeitando os limites do corpo e a individualidade de cada criança, encorajando as habilidades técnicas por meio do exercício da imaginação, fomentando o sentido crítico, a criatividade e promovendo a autoestima.

Para as crianças, há sempre dias em que o esforço para aprender a dançar parece do tamanho de um elefante, mas sobre os nossos ombros canta sempre um rouxinol.

Convido todas as crianças entre os 4 e os 12 anos a virem experimentar estas aulas!

Venham!"

Sofia Crispim Rosado

Experimente a magia da dança na Ciranda da Bailarina. Marque uma aula experimental para seus filhos e dê o primeiro passo nesta viagem inesquecível ao mundo da Dança.

Junte-se a nós!